5 coisas que as pessoas dizem que é pecado mas a bíblia não condena – Saiba mais

Por mais que nem todos acreditem, o cristianismo ainda é unanimo em nossa sociedade. Segundo os princípios desta religião, uma série de coisas é desaprovada segundos os olhos de Deus. Tais coisas são denominadas de pecado.

Muitos são os pecados listados pelas escrituras sagradas, porém, nem tudo o que dizem por aí, de fato se justificam através deste livro.

Pensando exatamente nisso nós aqui da Fatos, selecionamos e copilamos 5 coisas que geralmente são tratadas como pecado, mas que a bíblia não trata da mesma forma, confira!

pregacao_interpretacao_biblia_hermeneutica

1- Beber bebidas alcoólicas

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a bíblia não condena o ato de ingerir bebidas alcoólicas. Prova disso são as referências positivas que encontramos em relação ao vinho nas escrituras, como em Salmos 104:14,15, que diz:

“ Ele faz crescer relva para o gado, plantas para a humanidade tirar da terra alimento, o vinho que alegra o coração do homem, o azeite que faz o rosto brilhar, e o pão, que revigora o coração do homem”.

Nessa passagem, o vinho foi citado como uma das concessões divinas, assim como em Eclesiastes 9:7, que diz:

“ Vá, coma o seu alimento com alegria e beba o seu vinho com coração alegre, pois o verdadeiro Deus já se agradou das suas obras”

Além desse tipo de passagem, também é de conhecimento de todos que o próprio Deus, através de seu filho que veio a terra, fazia o uso da bebida, assim como também já operou milagres que envolvia o vinho como resultado principal.

Por outro lado, é preciso se atentar, pois o pecado surge segundo a bíblia quando a bebida não é administrada de maneira moderada, causando a embriaguez, em Romanos 12:1, está escrito:

“Uma pessoa bêbada não consegue obedecer ao mandamento de ‘apresentar o seu corpo como sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus, prestando assim um serviço sagrado com a sua faculdade de raciocínio”.

2- Escutar músicas não-cristãs

Diferente do que muitas igrejas pregam, a Bíblia não possui passagem alguma que condena o ato de escutar músicas não-cristãs.

Porém, é preciso cautela visto que alguns fatores devem ser levados em consideração, como a mensagem que a canção trás, o ritmo que muitas vezes pode incitar a sexualidade e claro o propósito da música que se escuta.

3- Fazer tatuagens

A passagem bíblica que é utilizada para condenar esse tipo de prática, é de Levítico 19:28 que diz : “Pelos mortos não fareis incisões no vosso corpo, nem fareis marca alguma sobre vós Eu sou o Senhor…”

Em algumas traduções, como na bíblia da CNBB, a palavra marca é até mesmo substituída pela palavra “tatuagem”. Porém, em todas as traduções, notas de rodapé podem ser encontradas, que explicam que esses versículos proíbem os ritos de lutos dos pagãos, que consistiam em marcar seus corpos em homenagem a aqueles que morreram.

Quando analisamos os dicionários de teologia, encontramos explicações para a palavra tatuagem ou marca que podemos encontrar na bíblia a depender da sua versão, e que reforçam a ideia de que o que era condenado, era este ritual.

Segundo a obra de J.D.Douglas :“Outra palavra que é geralmente traduzida como “marca” ocorre apenas uma vez na Bíblia: “qa´qa”. Sua etimologia é obscura, mas em Lv 19:28 provavelmente se refere a tatuagem que, juntamente com os ferimentos propositais na carne (isto é, “incisões”ou “lacerações”), os israelitas foram proibidos de fazer. Tal proibição provavelmente salienta o fato que essas marcas tinham associações pagãs e mágicas”.

Atualmente as tatuagens não são feitas de um modo geral com caráter religioso ou durante rituais, a arte possui outros propósitos, por isso podemos concluir que a arte que hoje se popularizou como tatuagem, não é condenada pela bíblia.

4- Bater palmas durante o culto

Não se trata de uma regra geral, mas dentro de alguns segmentos religiosos, bater palmas durante os cultos é visto como algo negativo, que gera tumulto e tormento.

Por outro lado, a bíblia diz exatamente o contrário, visto que enfatiza que se deve louvar e adorar a deus, e as palmas nada mais são do que uma manifestação física daquilo que se sente e se quer exaltar.

5- Assistir à televisão

O versículo que serve de respaldo para esse tipo de crença, é Efésios 5:7, 11-12, que diz: “Não sejais participantes com eles… E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha”

Por outro lado, é preciso ter sabedoria, e entender que cada indivíduo deve decidir quais são os seus limites em relação a televisão, uma vez que nem tudo o que é oferecido pelas emissoras é danoso.

Ou seja, não podemos generalizar, uma vez que se escolhermos uma programação construtiva, a televisão em si não poderá nos causar mal.

E então queridos leitores, vocês já sabiam, que todas essas coisas não eram condenadas pela bíblia? Conta pra gente aqui em baixo qual destes itens mais te surpreendeu!

FONTE(S) abiblia.org
jw.org

Deixe uma resposta